Mercado Livre: Anúncios não sincronizados

Introdução

O recurso de "Anúncios não sincronizados" tem por objetivo a identificar anúncios publicados no Mercado Livre que não possuem vínculo com a loja virtual, auxiliando na sincronização em massa ou replicação destes anúncios na loja virtual.

Filtrar Anúncios

A primeira ação que o usuário deve fazer é filtrar os anúncios do Marketplace. Para isso são disponibilizados opções de filtragem a fim de facilitar a busca de itens específicos. Segue abaixo, imagem com as opções de filtros:

Figura 1 - Opções de filtro.

Após aplicar os filtros, exemplificados na Figura 1, o sistema irá buscar todas as informações necessárias para o processo de sincronização. O tempo estimado para este processo irá depender da quantidade anúncios existentes no Mercado Livre.


Mapear Atributos

Após realizar a filtragem de anúncios, o usuário deverá fazer o mapeamento de atributos. O processo de mapear atributos permite comparar os atributos dos Mercado Livre com os campos identificadores da loja virtual (SKU, EAN e Referência), com o intuito de determinar se um anúncio pode ser sincronizado diretamente com algum produto existente na loja ou se será criado um novo produto na loja virtual.

Figura 2 - Mapeamento de atributos identificadores.

Conforme consta na Figura 2, em cada campo identificador da loja virtual (SKU, EAN  e Referência) temos a possibilidade de escolher os atributos correspondentes no Mercado Livre. Por exemplo, o atributo "Número de peça" do Mercado Livre será correspondente a Referência da loja virtual.

Se for encontrado um produto na loja virtual com os mesmos atributos identificadores do Mercado Livre, o item ficará com o status de Sincronização, caso contrário o item ficará com o status Importação.

Figura 3 - Exemplo de listagem de produtos.

O item com o status de Sincronização implica que foi encontrado um produto correspondente na loja virtual com base no mapeamento feito anteriormente. Estes produtos serão sincronizados com os anúncios do Marketplace.

O item com status de Importação implica que não foram encontrados produtos correspondentes na loja virtual, desta forma os produtos serão cadastrados na plataforma, utilizando como base as informações do Mercado Livre.


Vincular categorias

Antes de iniciar o processo de importação é necessário vincular as categorias do Mercado Livre com as categorias da loja virtual. Clique no botão Gerenciar Categorias para iniciar essa tarefa.

Figura 4 - Listagem de categorias.

A Figura 4 traz a listagem das categorias correspondentes dos anúncios filtrados, representados pela primeira coluna "Categoria Mercado Livre". A segunda coluna intitulada "Categoria Loja Virtual" representa a categoria correspondente na plataforma. Para fazer o vínculo de categorias clique no botão "Configurar" de um determinado registro e selecione a categoria da loja virtual correspondente, conforme exemplo na Figura 5 abaixo:

Figura 5 - Selecionar categoria da loja virtual.

Após selecionar a categoria correspondente na loja virtual, clique em "Salvar vínculo de categoria". Uma vez feito esse vínculo, o usuário poderá prosseguir com o processo de importação de anúncios.


Cadastrar categoria

Se não existir uma categoria correspondente na loja virtual, o usuário poderá fazer o cadastro de novas categorias, clique na aba Gerenciar Categoria, conforme consta na Figura 6.

Figura 6 - Cadastrar Categorias.

Será apresentada uma árvore de categoria. Assim você poderá iniciar a criação de uma nova categoria e incluir novas subcategorias se necessário.


Importar anúncios

O processo de importação irá realizar o cadastro do anúncio na loja virtual, com base nas informações do Mercado Livre.

Figura 7 - Listagem de itens para importação.

Observe a coluna Categoria vinculada, caso este campo esteja com o ícone de check, o anúncio poderá ser importado para a loja virtual. Caso contrário será necessário realizar o vínculo de categoria mencionado na etapa anterior.

Para verificar ou editar as informações que serão utilizadas como base no cadastro, clique no botão Configurar da categoria correspondente, conforme exemplifica a Figura 9.

Figura 8 - Editar informações do anúncio